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10 tendências de marketing digital que você precisa aderir

Algumas pessoas podem até achar que não existe marketing digital, que marketing “é um só”. Isso não deixa de ser verdade, pois uma pessoa que trabalha com isso deve e usar os artifícios do marketing tradicional, além de ficar atenta a todas as tendências do mercado em geral. Porém, o marketing digital é sim uma área a parte que concentra objetivos e estratégias distintos, que devem ser levados em conta para o sucesso de uma campanha.

Por isso que, nesse post, vamos elencar aquilo que está surgindo de novo no marketing online e que, por isso, é chamado de digital, pois ele chega até o seu cliente por meio de um aparelho digital. Antes disso saiba que as 10 tendências do marketing digital não têm a ver com simplesmente fazer propaganda através de meios digitais, até porque isso é relativamente fácil, bastaria criar uma campanha, anunciar no Facebook ads ou no Google adwords e esperar os resultados, certo?

Mas será que é isso que você quer e precisa para alavancar o crescimento da sua empresa? Não que a publicidade tradicional não seja importante, mas quando falamos em tendência, significa algo novo, um gatilho a mais para o sucesso.

Fique atento e faça a diferença!

10 tendências de marketing digital que você precisa aderir

1. Marketing de Conteúdomarketingdigital1

Muito antes do marketing de conteúdo ser uma tendência, muitas empresas já utilizavam esse método, até mesmo por meios off-line, onde as dificuldades eram maiores. Porém a novidade nessa forma de fazer marketing é a maneira como é conduzida a produção de conteúdo. Todo mundo gosta de receber dicas, saber das novidades e se relacionar com a empresa. No entanto, apenas escrever artigos com elogios para a empresa pode ser visto de forma negativa pelo possível cliente. Crie um blog, poste conteúdo de qualidade, otimize e traga o seu cliente para perto.

2. Transmissão ao vivo

Os webnários são uma tendência mundial. Se tiver um produto ou uma ideia interessante para compartilhar, divulgue o webinar e se torne conhecido. “Dar a cara a tapa” demonstra credibilidade. É diferente de apenas anunciar, as pessoas agora sabem com quem estão negociando. Além de utilizar o conteúdo a seu favor, o vídeo é uma boa estratégia de marketing.

3. Aplicativos que permitem geolocalização

Veja só que fantástico chegar num aeroporto ou numa cidade desconhecida e receber uma dica de onde se hospedar. Se você ficaria satisfeito, pode apostar que seu cliente também. Com a geolocalização é possível direcionar o anúncio para o cliente em potencial, sendo realmente específico, evitando que ele deixe de ler seu conteúdo por achar generalista demais. Essa estratégia é eficaz porque os aplicativos conseguem identificar o país, cidade e horário de acesso, entre outras informações. Utilize um aplicativo de geolocalização e seja encontrado.

4. Adaptação de site às diversas mídias

marketingdigital2Nem todo mundo vai visitar o seu site ou blog através do computador, principalmente no exemplo do aeroporto. Nesse caso, é interessante instalar um aplicativo que adapte as páginas para tablets e smatphones. Além de favorecer o cliente a encontrar a empresa, permite os gerentes identificar problemas e estratégias em tempo real, independente do local que se encontra. A utilização de tecnologia responsiva é muito importante, pois o layout da página se adéqua a qualquer tela.

5. Autoresponder e newlestter

A única forma de criar lista para utilizar a estratégia do e-mail marketing é construindo a própria lista. Ofereça dicas gratuitas ou promoções especiais e terá várias pessoas assinando a newlestter. A partir daí é só utilizar um bom programa de autoresponder e automatizar a relação com o cliente. Não se esqueça de enviar apenas conteúdo que traga valor. Cuidado com a compra de listas ou envio de e-mails não autorizados. Além de ser ilegal, dificilmente converterá algo.

6. Selfie

Utilizar comentários de clientes como forma de aumentar o fluxo deles é uma ótima ideia. Motive as pessoas a opinarem sobre o produto ou serviço oferecido, nas redes sociais. Claro que é preciso satisfação para que comentários positivos surjam gradativamente. No caso de uma página em alguma rede social, poderá tirar as próprias fotos e publicar.

7. Comparativo de preços

comprasUtilizar sites ou aplicativos que comparem preço marca sua empresa no mercado. O certo é que o cliente vai pesquisar o preço e localização. As empresas que não estiverem presente nessas buscas tendem a perder espaço no mercado.

8. Tecnologia móvel

Essa tendência está ganhando corpo a cada dia. As pessoas preferem desktops ou notebooks para trabalharem e estudarem. No entanto, para se conectarem a redes sociais e fazer pesquisas rápidas, a utilização de tecnologia móvel tem uma alavancada considerável. Ficar fora dessas tecnologias é não aproveitar o marketing digital.

9. Utilização de remarketing

O remarketing é uma estratégia que permite a instalação de cookies que identificam o acesso através de endereço de IP ou da localização do usuário da internet. Para isso é necessário utilizar links patrocinados através do Adwords, mas o remarkting ou retargeting permitem que o Google direcione seus anúncios através do interesse dos usuários. Além de encontrar o possível cliente, colabora com a taxa de conversão. Além disso, é possível acompanhar de onde vem e como as vendas estão se saindo.

10. Big data

talkVai na mesma linha da geolocalização, mas ao invés de descobrir a localização do possível cliente, a instalação de big data, permite saber qual a necessidade do usuário da internet. Dessa forma, essa estratégia permite descobrir gostos e necessidades baseado no histórico de busca desse usuário. Ainda está no começo, mas é uma boa possibilidade de sair na frente.

Você conhece outras tendências de marketing digital? Compartilhe com a gente nos comentários! Vamos Avanti?

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