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10 maneiras de gerar mais leads para o seu negócio

Ter uma grande base de leads robusta e qualificada é o primeiro passo para alavancar as suas vendas. Isso porque será a partir delas que você educará os seus clientes potenciais até que ele esteja maduro para realizar uma compra em sua empresa, sem o tradicional esforço do modelo de vendas tradicionais, que muitas vezes se depara com mais “não” do que “sim”.

Quando se fala em inside sales, a geração de leads torna-se um dos principais aspectos para a sua empresa. Mas você sabe como gerar mais leads para o seu negócio?

10 estratégias para seu negócio gerar mais leads

1 – Tenha um blog e alimente-o diariamente

Esta é uma estratégia que trará resultados no médio ao longo prazo, mas é vital para o sucesso de todas as outras maneiras que você pretende implementar em seu negócio. Um blog ajuda a sua empresa a atrair pessoas interessadas no business da sua empresa, educá-las e prepará-las para uma tomada de decisão favorável ao seu negócio. Isto é primordial para que você consiga transformá-los em leads. Por isso, além de ter um blog, alimente-o diariamente com conteúdo de qualidade e relevante ao seu público-alvo. Gere valor aos seus potenciais clientes antes mesmo de querer tê-los como consumidores.

2 – Entregue valor em troca de contatos

Se você propõe um brinde em troca do contato de seu cliente, terá um grande volume de leads. Contudo, eles não serão qualificados. Afinal, quem não quer um IPhone, uma televisão ou outras regalias? Por isso, em vez de oferecer brindes aos seus potenciais clientes, entregue conhecimento. Desta forma você estará seguro de que os contatos adquiridos têm real interesse pelo seu negócio.

3- Crie uma estratégia de vídeos virais

Os vídeos têm ganhado espaço de respeito dentre os formatos de conteúdo. Quando a sua estratégia é composta por atributos virais, ela é ainda melhor. Afinal, você ganhará um maior alcance, o que potencializa as possibilidades de geração de mais leads. O truque não está propriamente no canal, apesar de que tê-lo em seu site, mesmo que hospedado também em uma plataforma de amplo alcance, como o Youtube, ajudará no tráfego para a sua página. Mas a dica pontual para gerar leads, neste contexto, é: libere um conteúdo para visualização, mas faça-o compor uma série de outros vídeos em que, para se ter acesso aos demais episódios, seja necessário um cadastro para a captação deste contato.

4 – Whitepapers e e-books

Os whitepapers e e-books fazem parte de um grupo denominado “materiais ricos”. Eles são conteúdos em formato de texto, mas que contém um volume de informações maior e mais aprofundado sobre determinado assunto. Assegure-se de que o tema escolhido está de acordo com o perfil de cliente que almeja adquirir o contato, divulgue amplamente o material e obtenha leads com real interesse para o seu negócio.

5 – Webinários

Os webinários, ou webinars, são conteúdos também em vídeo. A diferença é que eles funcionam como palestras ou aulas transmitidas ao vivo. A grande sacada para a geração de leads está na exigência de uma inscrição para a participação. Assim como os whitepapers e e-books, o que garantirá o sucesso da estratégia será o tema proposto, assim como os participantes que guiarão a apresentação, que devem ter ou se posicionarem como autoridade no assunto abordado.

6- Para lojas virtuais, os descontos na primeira compra são considerados item de valor

Para quem possui uma loja virtual, uma excelente maneira de gerar leads para fomentar as vendas é disponibilizando descontos para a primeira compra. Através de um light box na home de seu e-commerce, por exemplo, você pode oferecer um percentual ou valor para este potencial cliente. Para isso, ele lhe fornecerá seus dados, que contribuirá para as demais estratégias definidas.

7- Podcasts

Os podcasts seguem a mesma linha dos webinários. A diferença está no formato do conteúdo: enquanto o primeiro é acompanhado por vídeo, este engloba apenas a parte de áudio. A ideia é a mesma: os contatos virão através de inscrições para ter acesso ao conteúdo.

8- Box para assinatura de newsletter

Muitas pessoas preferem ter a comodidade de receber conteúdos através de seus e-mails. Por isso, disponibilize um formulário simples, solicitando apenas o e-mail, por exemplo, para gerar leads e manter este potencial cliente em sua base de contatos.

9- Formulário “Fale Conosco”

Todo site possui este formulário. A grande diferença é o posicionamento dele para que esteja visível a qualquer potencial cliente que acesse o seu site. Por isso, não o mantenha apenas como um índice do menu. Exponha-o em todas as páginas relevantes do seu site – principalmente nas que recebem mais acessos!

10 – Construa um site totalmente focado na geração de leads

Ao desenvolver o seu site, certifique-se de que em todas as páginas será possível captar, de alguma forma, o contato de seus potenciais clientes. Para isso, insira CTAs (call to action) que fomentem o download dos materiais ricos disponíveis, dos vídeos relacionados e todas as demais estratégias que você tenha aplicado. Quanto mais opções de cadastro para o cliente, maiores serão as oportunidades de angariar o contato destes potenciais consumidores.

Clique aqui para baixar um e-book sobre o assunto e coloque em prática hoje mesmo.

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